Ferdinando Casagrande é um jornalista e autor do blogue Spy Books Brasil. Mantém ainda um podcast, intitulado Rádio Espião.
Como os nomes indicam, este jornalista tem uma predileção especial por literatura de espionagem e numa das suas viagens a Portugal, passou a conhecer O Espião Português.
O artigo que o Ferdinando escreveu no blogue sobre o primeiro volume da trilogia Freelancer pode ser lido no seguinte artigo:
A entrevista que concedi para o podcast está disponível nas plataformas habituais para este formato. Aqui fica a lista de questões que abordámos. Espero que gostem de ouvir.
- Gostaria que você iniciasse falando um pouquinho de si: quem é o Nuno Nepomuceno, quantos anos tem, onde vive, há quanto tempo decidiu escrever?
- Por que você escolheu o gênero dos thrillers? Conte um pouco da sua trajetória na escrita.
- O Nuno hoje é um dos autores mais vendidos em Portugal, com a série Afonso Catalão, que já conta com seis volumes. Antes dela, você escreveu a trilogia Freelancer, em que a protagonista é um jovem espião português chamado André Marques-Smith. De onde veio a inspiração para esta obra inicial?
- Foi fácil encontrar abertura no mercado editorial português para o seu primeiro livro?
- Eu percebo que nós ainda não temos muitos autores de thrillers em língua portuguesa. Nem em Portugal, nem no Brasil. Ao que você credita essa “deficiência” na nossa literatura de entretenimento?
- Eu imagino que esta deve ser uma pergunta que você ouve muito: o André Marques-Smith tem algumas características do seu criador? Por exemplo, pelas redes sociais sabemos que você gosta de correr, assim como o André, e também tem um cão labrador chamado Kimi, como a sua personagem. Quanto do André é inspirado na vida real do Nuno?
- A trilogia Freelancer está sendo reeditada atualmente pela Cultura Editora. Já foram relançados O Espião Português e A Espia do Oriente. Para quando está programada a chegada de A Hora Solene?
- Depois da trilogia Freelancer, você iniciou a série Afonso Catalão, que eu ainda não tive a oportunidade de ler. Você pode fazer um breve resumo aos nossos leitores sobre quem é o Afonso Catalão e como se inicia essa série?
- O que lê o Nuno Nepomuceno? Quais são os autores de thrillers que o inspiram?
- O Nuno está a escrever uma nova obra? O que pode nos adiantar a respeito do novo livro e para quando o podemos esperar?
- Seus livros já foram traduzidos para outras línguas? Está à venda em outros países? Há alguma esperança de que eles cheguem às livrarias brasileiras?
https://spybooksbrasil.wordpress.com/2022/12/29/podcast-nuno-nepomuceno-autor-de-o-espiao-portugues/
Por Ferdinando Casagrande.
Antevisão
2 Comments
Ferdinando Casagrande
Foi um prazer imenso falar consigo, Nuno. A Espia do Oriente já está na minha lista de leituras para 2023! Um abraço.
Nuno Nepomuceno
Muito obrigado, Ferdinando. O gosto foi todo meu. Até breve.