Skip to content Skip to footer

Podcast Rádio Espião | Entrevista ao blogue SPYBOOKS Brasil.

Ferdinando Casagrande é um jornalista e autor do blogue Spy Books Brasil. Mantém ainda um podcast, intitulado Rádio Espião.

Como os nomes indicam, este jornalista tem uma predileção especial por literatura de espionagem e numa das suas viagens a Portugal, passou a conhecer O Espião Português.

 

O artigo que o Ferdinando escreveu no blogue sobre o primeiro volume da trilogia Freelancer pode ser lido no seguinte artigo:

O Espião Português

 

A entrevista que concedi para o podcast está disponível nas plataformas habituais para este formato. Aqui fica a lista de questões que abordámos. Espero que gostem de ouvir.

  1. Gostaria que você iniciasse falando um pouquinho de si: quem é o Nuno Nepomuceno, quantos anos tem, onde vive, há quanto tempo decidiu escrever?
  2. Por que você escolheu o gênero dos thrillers? Conte um pouco da sua trajetória na escrita.
  3. O Nuno hoje é um dos autores mais vendidos em Portugal, com a série Afonso Catalão, que já conta com seis volumes. Antes dela, você escreveu a trilogia Freelancer, em que a protagonista é um jovem espião português chamado André Marques-Smith. De onde veio a inspiração para esta obra inicial?
  4. Foi fácil encontrar abertura no mercado editorial português para o seu primeiro livro?
  5. Eu percebo que nós ainda não temos muitos autores de thrillers em língua portuguesa. Nem em Portugal, nem no Brasil. Ao que você credita essa “deficiência” na nossa literatura de entretenimento?
  6. Eu imagino que esta deve ser uma pergunta que você ouve muito: o André Marques-Smith tem algumas características do seu criador? Por exemplo, pelas redes sociais sabemos que você gosta de correr, assim como o André, e também tem um cão labrador chamado Kimi, como a sua personagem. Quanto do André é inspirado na vida real do Nuno?
  7. A trilogia Freelancer está sendo reeditada atualmente pela Cultura Editora. Já foram relançados O Espião Português e A Espia do Oriente. Para quando está programada a chegada de A Hora Solene? 
  8. Depois da trilogia Freelancer, você iniciou a série Afonso Catalão, que eu ainda não tive a oportunidade de ler. Você pode fazer um breve resumo aos nossos leitores sobre quem é o Afonso Catalão e como se inicia essa série?
  9. O que lê o Nuno Nepomuceno? Quais são os autores de thrillers que o inspiram?
  10. O Nuno está a escrever uma nova obra? O que pode nos adiantar a respeito do novo livro e para quando o podemos esperar?
  11. Seus livros já foram traduzidos para outras línguas? Está à venda em outros países? Há alguma esperança de que eles cheguem às livrarias brasileiras?

https://spybooksbrasil.wordpress.com/2022/12/29/podcast-nuno-nepomuceno-autor-de-o-espiao-portugues/

 

Por Ferdinando Casagrande.

 

Antevisão

 

2 Comments

  • Ferdinando Casagrande
    Posted 21 de Janeiro de 2023 at 9:32

    Foi um prazer imenso falar consigo, Nuno. A Espia do Oriente já está na minha lista de leituras para 2023! Um abraço.

Leave a comment

0.0/5