Skip to content Skip to footer

A Célula Adormecida. Adaptação televisiva vence TV Drama Vision Goteborg Award.

A adaptação televisiva de A Célula Adormecida foi uma das vencedoras do mercado Conecta Fiction, realizado entre 18 e 21 de junho de 2024, em Toledo, Espanha. O argumento, uma colaboração entre Miguel Simal e Nuno Nepomuceno, o autor do livro, destacou-se pela sua «profundidade narrativa e relevância política». A série de televisão é composta por 8 episódios de 45 minutos, escritos pela mesma dupla de argumentistas, e ainda não entrou em produção. Este é o segundo prémio atribuído ao projeto, que em 2022 fora um um dos vencedores do Concurso de Escrita e Desenvolvimento do Instituto de Cinema e Audiovisual português.

Uma produção SPi.

NOTA Pessoal: Este é o projeto que me tem mantido «ocupado e ausente dos livros». É com grande alegria que partilho esta notícia, sendo caso para dizer que Afonso Catalão vive.

Notícia SPi.

«SPi conquista Prémio no Conecta Fiction & Entertainment 2024

É com grande entusiasmo que anunciamos que a SPI, foi a vencedora do prémio de TV Drama Vision Goteborg com o projeto “A Cela Adormecida” no Conecta Fiction & Entertainment 2024 em Toledo.

Adaptada do livro homónimo de Nuno Nepomuceno, esta série thriller/espionagem política de 8 episódios foi um dos 10 projetos selecionados entre mais de 200 submissões. A história retrata a conspiração que envolve ataques terroristas levados a cabo por uma célula adormecida islâmica sediada em Lisboa e a misteriosa morte do Primeiro-Ministro português. No centro da investigação está o professor Afonso Catalão e a jornalista Diana Silva, que tudo farão para descobrir a verdade. Ele, o único capaz de aceder à célula terrorista, esconde um passado cheio de ligações obscuras ao mundo árabe. Ela, uma jornalista em ascensão, ligada ao poder, que tudo fará para descobrir quem matou o político. Duas investigações, duas personagens que terão de aprender a confiar uma na outra.

A apresentação foi conduzida pelo argumentista Miguel Simal, que colaborou no guião ao lado de Nepomuceno, e por Manuel Claro. Este pitch, repleto de tensão e mistério, destacou-se pela sua profundidade narrativa e relevância política.

O TV Drama Vision Göteborg Award é um prémio de prestígio concedido durante o Conecta Film Festival, um evento que celebra a excelência e inovação em produções cinematográficas e televisivas a nível mundial. Especificamente, este prémio é uma colaboração com o Göteborg Film Festival, um dos maiores e mais influentes festivais de cinema da Escandinávia, reconhecendo projetos de TV com potencial significativo em narrativas dramáticas e produção.

“O TV Drama Vision Göteborg Award é uma homenagem que destaca as produções que exemplificam qualidade excepcional em storytelling e execução no género de drama televisivo”, explica o Comité do Conecta Film Festival. “É uma oportunidade única para impulsionar projetos que capturam a imaginação e atenção de audiências globais.”

“A Célula Adormecida” destacou-se pela sua história envolvente e de alta qualidade, características que refletem o compromisso da SPI em produzir conteúdo de relevância e impacto cultural. Este reconhecimento internacional sublinha a capacidade criativa e técnica da SPI, reafirmando o talento e inovação da indústria audiovisual portuguesa.»

ANA CASTRO / SP TELEVISÃO

21/06/2024

Leave a comment